GLOSSÁRIO
Alvo – Qualquer criatura a ser atacada pelo jogador, podendo ser um monstro ou mesmo um outro jogador.
Boss – Se trata do monstro “chefe”. São muito mais fortes do que os monstros convencionais. São necessários vários jogadores fortes para enfrentá-lo.
Buff – Toda skill que adiciona algum tipo de status passivo ao jogador por uma determinada quantidade de tempo.
Build – Do inglês “construir”, é o modo como o jogador literalmente constrói seu personagem, ou seja, como distribui seus pontos de CON, FOR, INT e DEX ao passar dos níveis.
Chi – Um chi equivale a 100 pontos de vitalidade. Algumas skills requerem pontos de chi para serem utilizadas. Mais comumente utilizada na skill erupção de chi.
DoT – Vem do inglês “damage over time” e faz referência a toda skill que causa dano extra a cada certo intervalo de tempo, seja por sangramento, envenenamento, etc.
DG (Dungeon) – Local das missões de desafio do jogo. Nestas cavernas são encontrados os bosses, cuja missão dos jogadores é exterminar juntamente com seu grupo, liderados pelo “moeda”, que é o jogador que a concluir a missão.
Drop – Tudo o que “cai” de um monstro, ou de um jogador, ao morrer.
Evil – Caminho escolhido pelo jogador ao nível 89, trilhando para o nível máximo de estima para se tornar um ser Infernal. A partir daí, as skills podem ser evoluídas em um nível extra, ganhando novos status, sendo que o Evil tende mais a privilegiar os ataques e críticos.
God – Idem ao Evil, porém o jogador torna-se um ser Imortal. As skills do God tendem mais para aprimorar as características já existentes das skills, ou adicionar pontos extras de vitalidade.
Farmar – Caçar monstros somente por causa de seus drops. Geralmente usa-se o termo quando o jogador caça para juntar itens necessários nas missões de caça ao dragão.
Gold – Também conhecido como “cash”, é a moeda utilizada no jogo para comprar itens em uma loja especial, dentre os quais estão equipamentos de vôo, montarias, etc.
HP – “Hit points” em inglês. São os pontos de vida do jogador. Quando alcançam zero, o jogador morre. Se recupera sozinho com o tempo. Pode ser recuperado mais rapidamente ao meditar.
Lurar – É um artifício utilizado para atrair um monstro, como se fosse uma emboscada. O jogador, usualmente um tanker, lança um ataque no monstro, e então corre em direção ao seu grupo, onde todos juntos irão, por fim, matar o monstro. Esta técnica é utilizada em locais onde há muita aglomeração de monstros.
Mob – Se refere aos monstros no jogo. Também inclui os bosses.
MP – “Mana points”, ou pontos de mana. É o que o jogador necessita para utilizar suas magias. Quando seu valor está mais baixo do que o necessário para conjurar a magia, o jogador fica impossibilitado de utilizá-la. Igualmente ao HP, se recupera com o tempo e o processo é acelerado ao meditar.
Níveis 1x, 2x+, etc. – Refere-se à faixa de níveis na qual se encontra um jogador. Por exemplo, um jogador 2x encontra-se entre os níveis 20 e 29. Caso haja um sinal “+” ao lado do nível, significa que o jogador pertente àquela faixa de níveis ou acima, por exemplo, um jogador 5x+ está entre os níveis 50 e 59 ou acima.
NPC – “Non-player character”, ou personagem não-jogador. Trata-se de personagens automatizados e fixos, geralmente encontrados nas cidades, mas não limitados a elas. Têm diversas funções no jogo, como negociar itens e designar missões aos jogadores.
Nuker – Todo personagem, cuja build seja voltada completamente para a o ataque, como característica principal da classe, exceto por pontos necessários para uso de equipamentos.
One-hit kill – É chamado de Hit kill qualquer ataque superpoderoso que cause a morte do alvo instantaneamente.
Party (PT) – É um grupo de jogadores formado para caçar ou concluir uma determinada missão. Enquanto estão em party, a experiência é dividida igualmente entre os jogadores, e os itens divididos aleatória (modo aleatório) ou individualmente (modo livre).
PK – “Player killing” ou “player kill”, refere-se ao jogador que mata outros jogadores, ou à ação propriamente dita. No modo PK, o jogador fica com seu nome colorido, em tons avermelhados. Quanto mais intenso o vermelho, mais vítimas aquele jogador já fez.
Pot – Abreviatura do inglês “potion”, significa poção. Poções recuperam uma determinada quantidade de HP ou MP.
PVP – “Player versus player” ou jogador contra jogador, é toda batalha entre dois jogadores, seja em duelo ou em modo PK.
Skill – São habilidades, usualmente mágicas, que estão à disposição dos jogadores como ataques complementares ao ataque físico/mágico primário. Skills requerem MP para serem utilizadas. Podem ser evoluídas em certos níveis, o que faz com que seus efeitos sejam melhores a cada evolução.
Skill inicial – Chamamos neste guia “skill inicial” toda aquela que é utilizada como a primeira skill de um combo, literalmente sendo a skill a iniciar a sequência de ataques. Geralmente, uma skill que demanda muito tempo para carregar e causa dano alto.
Slot – São “espaços” na arma ou equipamentos onde podem ser inseridas pedras especiais para adicionar determinado bônus de status ao personagem.
Solar – Vem da palavra “solo”, ou seja, sozinho. Significa matar um monstro ou jogador sem nenhum tipo de ajuda.
Spam – Em se tratando de ataques, “spammar” significa utilizar a mesma skill várias vezes seguidas, numa sucessão rápida. Possível somente com skills com baixo tempo de conjuração e de espera.
Status – São as informações do personagem. Na tela de status estão disponíveis dados como nível, experiência, cultivo, HP, MP, pontos de alma e atributos.
Tanker - Todo personagem, independente da classe, construído com grande parte dos pontos de status em FOR. Tem bastante defesa física. Por isso o nome, pois como um tanque de guerra resiste bravamente aos ataques do inimigo, enquanto outros jogadores o causam dano.
TW – Do inglês “territorial war” (guerra territorial), é a disputa pelos territórios do jogo. Neste evento, os membros de um clã invasor lutam contra os membros do clã dono do território (defensor). O vencedor controla aquele território e obtém certos privilégios, como por exemplo, teleporte gratuito para seus membros naquela área.
Vitalidade – Pontos necessários para utilização de algumas skills. Estes pontos são ganhos a cada golpe desferido a um alvo, e também ao usar alguma skill.
OBS: Dicas de novas palavras/girias são sempre bem vindas.
Att, Staff.